Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil - Barbieri sugere algumas ideias para o show de abertura

jogos olimpicos 2016 3 people logo

Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil
Barbieri sugere algumas idéias para o show de abertura

O símbolo para as Jogos Olímpicos de 2016 é muito bonito, orgânico e cheio de movimento. São 3 seres humanos de "cores" diferentes, em circulo, de mãos dadas confraternizando-se. Veja abaixo como foi criada a marca das Olimpíadas:


Do próprio símbolo já podemos extrapolar algumas ideias para o show de abertura. O show deve celebrar a nossa diversidade em todos os sentidos. Será uma celebração da nossa diversidade cultural onde mostraremos as raças e culturas que, no nosso país, vivem em harmonia e ajudaram ao longo dos anos à formar o espírito brasileiro.

Não será um momento para apontar o dedo e falar de escravidão, religião ou política. Também, não será o momento para seguirmos caminhos fáceis e previsíveis como por exemplo, colocar a parte musical e artística para ser ditada e controlada por um canal de televisão em particular. Também não será o momento para mostrar o pior da nossa música popular, mesmo que esta música seja a mais tocada nas rádios.

Sugiro que seja preparada uma "linha de tempo", contando a história do Brasil desde o seu descobrimento até o dias de hoje. Nesta "linha de tempo" acrescentaremos não apenas a história política do Brasil mas os personagens e fatos culturais e ciêntíficos que tiveram relevância.

Obviamente o nome do Pelé, Sena, Roberto Carlos e outros surgirão. Nada contra, desde que sejam chamados ou usados para juntamente com muitos outros contarem a nossa história.

Musicalmente, a escolha do repertório, não será um trabalho fácil porque o Brasil é riquíssimo nesta área. Sonho e espero que os organizadores tenham uma visão mais ampla do que é Brasil e não, simplesmente confundam cultura com folclore.

Por exemplo, a obra O Guarani do compositor Carlos Gomes é um trabalho fantástico que, à meu ver deveria ser usado. Acho que seria importantíssimo incorporar à orquestra sinfônica uma banda suporte para que possam ser acrescentados elementos de rock e assim mostrar modernidade e sintonia com a juventude que aliás, obviamente, também será formada pelos atletas.

Imaginem uma orquestra sinfônica tocando O Guarani acompanhada, por exemplo pelos músicos da banda Som Nosso de Cada Dia (vocês devem estar escutando neste momento). Seria também uma homenagem muito merecida ao falecido multi instrumentista Manito.

Imaginem esta música como uma trilha sonora mostrando a chegada da imigração italiana, espanhola, polonesa, japonesa, etc. Imaginem um trem Maria Fumaça, de verdade, entrando no estádio ou então um porto mostrando os imigrantes chegando.

Imaginem a surpresa que seria se o Hino Brasileiro fosse executado pela orquestra sinfônica mas solado na guitarra. Vejam o vídeo abaixo.


Musicalmente a orquestra sinfônica juntamente com a banda suporte passariam por vários momentos da música brasileira, do chorinho à bossa nova passando por Jorge Benjor (que tem algumas composições bem no espírito brasileiro) e chegando até o presente onde seria executado alguma música composta exclusivamente para esta olimpíada e resultado de um festival onde o povo elegeu a melhor.

Imaginem o avião 14 Bis em tamanho original, no céu, atravessando o estádio e colocando Santos Dumont no seu devido lugar como o pai da aviação.

Imaginem uma cesta gigantesca mostrando nossas frutas, tipo uma cornucópia de fartura.

Eu entendo e reconheço a importância do carnaval no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro mas, será que não seria possível fazer algo diferente. Talvez unificando todas as baterias das escolas de samba e criando algo realmente novo em termos de percussão?

Tenho certeza que estudando a "linha do tempo" encontraremos muitas ideias importantes para serem usadas. Por último, eu contataria a empresa que fez a sincronizacão dos efeitos de luz nas arquibancadas aqui em Londres. Depois desta olimpíada eles ficarão com 140.000 plaquetas de luz (que foram adaptadas aos acentos) e quilômetros de cabos que foram conectados à computadores para fazerem a sincronizacão dos efeitos. É só mudar a programação dos computadores e poderemos gerar outros efeitos espetaculares moldados ao show brasileiro.

De qualquer forma tudo seria feito dentro do espírito harmonioso do logo marca da olimpíada. Ficaria muito feliz em receber vossos comentários e sugestões.

Antonio Celso Barbieri

Cristo do Corcovado

olimpiadas logo

Se alguém quizer participar da organizacão desta olimpíada visite o website oficial clicando aqui.

Articles View Hits
11367349

We have 1759 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro