as delirantes visões de rick griffin (2017)

griffin eye 2

VISÕES DE RICK GRIFFIN

griffin deadgriffin eye
Gênio delirante da underground comix na Califórnia dos anos 60 e 70, Rick Griffin é pioneiro da creative surf art.
Redação Almasurf / https://www.almasurf.com.br/almanews/12/visoes-de-rick-griffin

griffin

09 fev. / 2017 – Richard Alden "Rick" Griffin foi um artista americano e um dos principais designers de cartazes psicodélicos na década de 1960.

Como colaborador do movimento underground comix, seu trabalho apareceu regularmente na Zap Comix.

Griffin foi intimamente identificado com o Grateful Dead, projetando alguns de seus cartazes mais conhecidos e capas de álbuns como Aoxomoxoa.

Seu trabalho dentro da subcultura do surf incluiu cartazes do filme Tales From The Tube, bem como uma tira cômica.

Artista ricamente talentoso e cartunista originalmente de Palos Verdes, Califórnia, Griffin ficou mais conhecido pelos surfistas como o criador de Murphy, o alegre Gremmie dos desenhos animados que estreou na revista Surfer em 1961.

Ele também é celebrado como um dos artistas Big Five do movimento psychedelia de San Francisco.

po 2

Cinco grandes artistas de pôsteres de São Francisco: Alton Kelley (à esquerda), Victor Moscoso, Rick Griffin, Wes Wilson e Stanley Mouse

Griffin começou a surfar aos 12 anos e aprendeu a desenhar copiando cartoons da revista Mad. Como um calouro da escola secundária, ele cobrava 50 centavos para esboçar personagens de onda surfando em camisetas. Aos 16 anos, ilustrou uma lista de preços para a Greg Noll Surfboards em troca de uma prancha nova.

griffin grelin

No final de 1960, ele conheceu John Severson, que acabara de publicar a primeira edição da revista Surfer, e concordou em produzir uma tira de desenho animado: The Gremmies foi publicado na segunda edição de Surfer. Murphy e o Surfing Contest, o primeiro da série Murphy, apareceu no seguinte número.

Com seu sorriso radiante e cabelo descolorido, Murphy foi rapidamente aceito como um mascote favorito do mundo do surf, acabando por fazer uma capa de Surfer em 1962, sendo também destaque em cada edição da revista até o final de 1964.

Um acidente de carro em 1963 deixou Griffin com um olho esquerdo danificado e cicatrizes no rosto, o que acabou por afetá-lo psicologicamente. Murphy desapareceu por cinco anos e, em seguida, apareceu ocasionalmente entre 1969 e 1987, primeiro como uma espécie de guia para um mundo de fantasia alucinatório, depois renascido novo cristão e, finalmente, como um filósofo surfando um tanto silencioso.

Ao todo, a Surfer publicou 28 tiras de Murphy.

Griffin mudou-se para São Francisco em 1966, depois de frequentar a Chouinard Art Academy (atual Instituto de Artes da Califórnia) em Valência, Califórnia.

Em 1965, ele começou a ilustrar as aventuras de Griffin-Stoner para a Surfer, com versões de desenhos animados de si mesmo como o beatnik esperto e fotógrafo Ron Stoner como o personagem inocente.

Os desenhos animados de Griffin, embora ainda divertidos e de apelo para a juventude, haviam se tornado mais densos e, ocasionalmente, eram povoados de nativos americanos estóicos, bem como referências maliciosas à cena de contracultura da qual ele se tornaria parte em São Francisco.

Uma análise detalhada das tiras de Griffin-Stoner revela um poster do Grateful Dead, um grupo de cogumelos mágicos e personagens de fundo puxando fumo ou cachimbos.

Onze tiras de Griffin-Stoner foram publicadas entre 1965 e 1967.

griffin humanbein

Ganhou popularidade com o cartaz do festival Human Be-In de 1967, no Golden Gate Park de São Francisco - mais tarde lembrado como o evento inaugural do Summer of Love - e foi contratado para fazer os cartazes de atrações futuras no Avalon Ballroom e no Fillmore Auditorium, incluindo Jimi Hendrix e Jefferson Airplane.

seidermann 6

Ele também criou o logotipo original para a revista Rolling Stone e fez a capa de um álbum do Grateful Dead - Aoxomoxoa. Ele também fez trabalhos para The Eagles (On The Border), Jackson Browne (Late For The Sky) e Quicksilver Messenger Service (Sons of Mercury).

As caricaturas de Griffin foram publicadas na Zap Comix, revista underground seminal fundada em 1967 pelo cartunista Robert Crumb. Ele retornou de vez em ao mundo do surf, produzindo a arte de três filmes clássicos: Pacific Vibrations (1969), Five Summer Stories (1972) e Blazing Boards (1983).

Griffin morreu em um acidente de moto em 1991, aos 47 anos. Seu velório foi assistido por Jerry Garcia e outros membros da cena artística e musical de finais dos anos 60 em São Francisco, bem como um sem número de seus antigos colegas da revista Surfer.

Griffin era casado e tinha cinco filhos.

Rick Griffin, uma biografia e retrospectiva escrita por Gordon McClelland, foi publicado em 1980; Seu trabalho também é apresentado em 2003 Rebel Visions: The Underground Comix Revolution, 1963-1975. Griffin foi introduzido no Huntington Beach Surfing Walk of Fame em 1997.

Uma exposição com a arte do poster de Griffin foi levada à Galeria Artrock de São Francisco em 2001. Heart and Torch: A Transcendência de Rick Griffin foi encenada no Laguna Art Museum em 2007.

Em 2013, o surfing writer Steve Barilotti estava trabalhando em um documentário sobre Griffin.

seidermann 4

Seidemann's portrait of Rick Griffin, an artist known for his underground comics and psychedelic music posters. RB / Redferns

Fonte Encyclopedia of Surfing

Articles View Hits
11317228

We have 914 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro