Luciano Figueiredo abre individual na Galeria Leme, em São Paulo

 luciano 2

Agenda! B > ARTE! Agenda
Luciano Figueiredo abre individual na Galeria Leme, em São Paulo

luciano 3

No texto de apresentação da exposição, o curador Paulo Venâncio Filho destaca que os relevos do artista “atestam uma das mais contínuas adesões ao construtivismo”

Redação  
1 out. / 2015 - A Galeria Leme abre no sábado (3) uma exposição individual com o artista plástico cearense Luciano Figueiredo. No texto de apresentação da mostra, o curador Paulo Venâncio Filho destaca que os relevos apresentados por Figueiredo “atestam uma das mais contínuas adesões ao construtivismo, seja na história ou na atualidade artística”. Filho também ressalta que, diante das obras, questiona-se: relevo, pintura ou objeto? “Ou todos os três. Pintura porque se coloca na parede; relevo porque se desdobra da parede, objeto porque impõe sua materialidade própria além da parede. Invenção seria certamente como denominá-los com maior precisão. Sendo invenções estabelecem sua natureza, processo e estrutura únicas. E exigem aquela artesania própria, rigorosa; técnica e exclusivamente concebida para a execução impecável e a clareza ímpar que construtivismo exige”.

 

luciano 5

“Relevo” (2015), acrílica sobre tela, Luciano Figueiredo/Galeria Leme


Nascido em 1948, em Fortaleza (CE), Luciano Figueiredo vive e trabalha no Rio. Iniciou-se na pintura nos anos 1960 com Adam Firnekaes, artista da escola Bauhaus, Alemanha. Na década de 60, Figueiredo foi expoente da contracultura no País, realizando cenografias para espetáculos de música, projetos gráficos e trabalhos no cinema, com destaque para sua participação na histórica publicação Navilouca. A partir de 1975, dedicou-se a construções de objetos tridimensionais com colagens, malhas de arames, e relevos monocromáticos, apresentados nas exposições que realizou em galerias de arte no Rio de Janeiro e São Paulo a partir de 1984.

luciano 7

Serviço – Luciano Figueiredo

Até 7 de novembro
Galeria Leme – Avenida Valdemar Ferreira, 130 – Butantã – São Paulo/SP
(11) 3093.8184
galerialeme.com

Link curto: http://brasileiros.com.br/gcKBi

 

Articles View Hits
11365967

We have 3439 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro