O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro
(Mário Pacheco*)


      Ficção, longa-metragem, 35mm, colorido (Eastmancolor). Rio de Janeiro, 1969. 2.600 metros, 95 minutos. Companhia produtora: Mapa Filmes; Distribuição: Mapa Filmes; Lançamento: 9 de junho de 1969, Rio de Janeiro (Bruni - Flamengo, Bruni Copacabana, Bruni - Ipanema, e outros cinemas do circuito Lívio Bruni); Produtores: Glauber Rocha, Zelito Viana, Luiz Carlos Barreto, Claude Antoine; Diretores de produção: Demerval Novais de Carvalho, Agnaldo Azevedo; Produtor executivo: Zelito Viana; Administrador: Tácito Val Quintas; Diretor: Glauber Rocha; Assistentes de direção: Antônio Calmon, Ronaldo Duarte; Argumentista e roteirista: Glauber Rocha; Diretor de fotografia: Affonso Beato; Câmera: Ricardo Stein; Assistente de câmera: André Faria; Maquinistas: Pintinho, Eutímio, Daniel; Eletricistas: Roque Araújo, Chiquinho, Messias; Som direto: Walter Goulart; Operador de microfone: Diego Arruda; Mixagem: Carlos della Riva; Efeitos sonoros: Paulo Lima; Montador: Eduardo Escorel; Assistente de montagem: Amauri Alves; Cenógrafo: Glauber Rocha; Assistentes de cenografia: Paulo Lima, Paulo Gil Soares; Figurinistas: Glauber Rocha, Paulo Lima, Paulo Gil Soares; Trajes de Odette Lara: Hélio Eichbauer; Letreiros: Roberto Lunari; Cartaz: Jânio de Freitas; Música: Unkrimakrimkrim, Ritmetrom (Marlos Nobre); Coirana (Walter Queirós); Antônio das Mortes (Sérgio Ricardo); Macumba de Milagres (Anônimo); Chegada de Lampião no Inferno (Cego de Feira); Locação: Milagres (BA); Laboratório de imagem: Rex Filmes; Estúdio de som: Rivaton; Prêmios: Melhor Direção, Prêmio da Fipresci; Prêmio Luis Buñuel; Prêmio da Confederação Internacional de Cinema de Arte e Ensaio - XXI Festival de Cannes/1969; Primeiro Prêmio - Festival de Cinema de Plovaine, Bélgica; Troféu Coruja de Ouro - Prêmio Adicional de Qualidade - INC/1969, Brasil; Prêmio do Público - Semana Internacional de Cinema de Autor em Banalmadena, Espanha/1969;
     Elenco: Maurício do Valle - Antônio das Mortes; Odette Lara - Laura; Othon Bastos - Professor; Hugo Carvana - delegado Matos; Jofre Soares - coronel Horácio; Lorival Pariz - Coirana; Rosa Maria Penna - Santa Bárbara; Emanuel Cavalcanti - padre; Mário Gusmão - Antão; Vinícius Salvatori - Mata Vaca; Sante Scaldaferri - Batista.
     1969 - Melhor direção no Festival de Cannes.
     Prêmio Luiz Buñuel, conferido pela crítica espanhola.
     Prêmio Cinema de Arte, conferido pelos exibidores internacionais no Festival de Cannes.
     Prêmio Melhor Diretor, conferido pelo Instituto Nacional de Cinema do Brasil.

     O primeiro filme a ilustrar uma capa da revista Cahiers du Cinemá em cores. Escolha unanime do corpo editorial;

 


OPINIÕES

    Montador de Terra em Transe (1964) e de O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1967), Escorel exalta a personalidade de Glauber e o define como um cometa dotado de luz própria, uma “estrela parabólica”, mas não se esquiva de apontar as deficiências cinematográficas da grande figura do Cinema Novo. Define O Dragão... como um “pastiche” e afirma que, depois de Terra em Transe, todos os projetos de Glauber eram “a concretização de um radicalismo vazio”.

     "Mas como eu dizia, isso variou muito. Ele retomou - se é que se pode falar em linearidade no caso do Glauber, que é uma coisa altamente duvidosa - no Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro uma relativa linearidade que existia em Deus e o Diabo e que não existia em Terra em Transe, que era um filme mais livre. Depois, tanto no Leão de 7 Cabeças, quanto no Cabeças Cortadas, eu acho que ele estava bem mais livre. (Eduardo Escorel ao JB, Quarenta anos depois, o principal montador do Cinema Novo analisa sua herança)


CRONOLOGIA

     1987
     7 jul
.
     Affonso Beato, o diretor de fotografia, em "1968" e "O dragão da maldade contra o santo guerreiro" é empossado como diretor cultural da Embrafilme. — Glauber era uma pessoa que amedrontava. Recorda Affonso.
     — Mas tive com ele o relacionamento mais aberto e fértil possível. Graças ao nosso perfeito entrosamento, avancei um bocado no conhecimento e no uso de cores contrastadas;



CINEMA

     "Pobre príncipe encantado" (1969) direção Daniel Filho com Wanderley Cardoso.
     José Mojica Marins dá início à sua obra-prima: “Bacanal dos Sádicos”, que depois passará a se chamar "Ritual dos Sádicos" e, finalmente, "O Despertar da Besta".
     "A Mulher de Todos". (Direção Rogério Sganzerla).
     "O dragão da maldade contra o Santo Guerreiro" (Glauber Rocha).
     Ficção, longa-metragem, 35mm, colorido (Eastmancolor). Rio de Janeiro, 1969. 2.600 metros, 95 minutos. Companhia produtora: Mapa Filmes; Distribuição: Mapa Filmes; Lançamento: 9 de junho de 1969, Rio de Janeiro (Bruni - Flamengo, Bruni Copacabana, Bruni - Ipanema, e outros cinemas do circuito Lívio Bruni).
     1969 - Melhor direção no Festival de Cannes.
     Prêmio Luiz Buñuel, conferido pela crítica espanhola.
     Prêmio Cinema de Arte, conferido pelos exibidores internacionais no Festival de Cannes.
     Prêmio Melhor Diretor, conferido pelo Instituto Nacional de Cinema do Brasil.
     O primeiro filme a ilustrar uma capa da revista Cahiers du Cinemá em cores. Escolha unânime do corpo editorial.
     "Blue movie / Fuck". (Andy Warhol).
     "Easy Rider" - Um dos melhores filmes realizados nos Estados Unidos na década de 60. No Brasil, (Sem Destino), dirigido por Dennis Hopper em 1969, é uma daquelas produções que sempre vale a pena ver de novo, quer pelas interpretações de Peter Fonda, Jack Nicholson e Hopper, pela visão crua de um sonho que ganhou corpo no linho amortecido de um travesseiro que já nasceu condenado, ou mesmo pela trilha sonora, que inclui The Jimi Hendrix Experience, Steppenwolf, The Byrds, The Holy Modal Rounders, Fraternity of Man, The Eletric Prunes e Roger McGuinn.
     Depois de vender cocaína perto da fronteira mexicana os motociclistas Wyatt (Fonda) e Billy (Hopper) partem pelas estradas do sudoeste com destino a Nova Orleans. Em suas andanças, sempre mal acolhidos pelos cidadão conservadores por causa de seus modos excêntricos, visitam uma comunidade agrícola hippie e são presos por um pretexto tolo, fazendo amizade na cadeia com um advogado bêbado, George Hangon (Nicholson). O itinerário do trio destina-se a um desfecho brutal.
     "Revolution" - Documentário – Colorido – 90 minutos. Direção: Jack O’Connell. Pseudo-cinema verité sobre o bairro de Haight-Ashbury e o “Verão do Amor”. Participam: Country Joe & The Fish, Quicksilver Messenger Service, The Steve Miller Band e Mother Earth.