Fatos do dia
Música inédita de Lennon será lançada em tributo ao "5º Beatle"

 

          LONDRES, 2 abr. / 2008 (ANSA) - A última canção composta pelo músico britânico John Lennon, atualmente incompleta, será finalizada e publicada como tributo a Neil Aspinall, o chamado "quinto Beatle", que morreu na semana passada de câncer aos 66 anos de idade, informou hoje o tablóide inglês The Sun.
     A música, intitulada Now and Then, foi encontrada junto com as canções Real Love e Free as a bird durante a produção de uma antologia dos Beatles na década de 1990.
Enquanto Real Love e Free as a bird foram retocadas por Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, e acabaram se tornando sucessos de venda, a partitura de Now and Then permaneceu intacta.
     "Houve negociações para finalizar Now and Then. Será um desafio enorme. O processo de regravação das outras duas canções foi bastante simples devido ao fato de que ambas estavam quase completas", explicou uma fonte da gravadora Apple ao jornal.
     "Now and Then irá precisar de uma grande quantidade de trabalho para chegar à condição de lançamento", acrescentou.
     Segundo o The Sun, MaCartney e Starr "trabalharão juntos pela última vez como tributo ao falecido membro do círculo íntimo do grupo".
     Aspinall trabalhou como presidente da companhia Apple Corps até 2007, e assegurou que os Beatles se beneficiassem economicamente com a venda de seus discos. (ANSA)

© Copyright ANSA. Todos os direitos reservados.



Paul McCartney presta homenagem ao ‘quinto Beatle’ Neil Aspinall



Macca conheceu Aspinall na escola aos 11 anos.
Ele morreu no último domingo (23) aos 66 anos.
Do G1, em São Paulo


     Paul McCartney prestou uma homenagem Neil Aspinall em uma declaração divulgada nesta quarta (26). Considerado “o verdadeiro quinto Beatle”, Aspinall morreu no último domingo (23), aos 66 anos. Ele atuou como gerente das primeiras turnês dos Beatles e foi confidente dos integrantes do grupo por 40 anos.

     Macca enfatizou os momentos de diversão que passou ao lado de Aspinall – os dois se conheceram na escola, aos 11 anos. “Vou sentir muito a falta dele, mas vou me lembrar das risadas, que foram muitas”, declarou o ex-Beatle.

     ”Nos conhecemos na escola e permanecemos amigos desde então. Gostaria de dizer adeus e agradecer por tudo o que ele fez por nós, e expressar meus sentimentos mais sinceros a sua maravilhosa família.”

     A viúva de John Lennon, Yoko Ono, também expressou suas condolências aos familiares. “Ele era um membro importante da família Beatles”, afirmou.

Morre Neil Aspinall, considerado o 'verdadeiro quinto Beatle'


     Neil Aspinall, gerente das primeiras turnês dos Beatles e considerado um confidente dos integrantes do grupo por 40 anos, morreu na noite do último domingo (23), aos 66 anos, em um hospital de Nova York. Chamado por muitos de "o verdadeiro quinto beatle", posto que é geralmente atribuído ao produtor George Martin, Aspinall sofria de um câncer no pulmão.

     Ele vivia na cidade de Twickenham (Inglaterra) e havia se aposentado da Apple Corps, empresa responsável por vários negócios relacionados aos Beatles, no ano passado. Em um comunicado conjunto, Paul McCartney e Ringo Starr, os membros remanescentes do quarteto de Liverpool, além de Yoko Ono e Olivia Harrison, viúvas de John Lennon e George Harrison, disseram que "todos os amigos e pessoas queridas vão sentir sua falta, mas sempre guardarão as melhores lembranças deste grande homem".

     Ele foi um dos principais responsáveis pelo projeto "Beatles anthology", lançado em 1993, e contribuiu com várias idéias para o documentário.

     Anteriormente um contador de carreira, amigo de infância de George Harrison e McCartney, Aspinall acabou por dirigir a van dos Beatles nas primeiras excursões. Também esteve na viagem aos Estados Unidos que detonou a "beatlemania" no país.

     Ele fez uma participação vocal na música Yellow submarine e também tocou percussão em Magical mystery tour. Chegou a tocar no lugar de George Harrison quando este passou mal durante um ensaio na primeira excursão dos Beatles pela América em 1964, segundo o jornal inglês "The Times".

     Aspinall trabalhava nas negociações com a loja on-line iTunes, de uma outra empresa chamada Apple, a gigante de propriedade de Steve Jobs, para colocar oficialmente na internet o catálogo dos Beatles.


Neil Aspinall se aposenta e Beatles podem ir para iTunes
http//:applemania.info


 

     11 abr. / 2007 - Chefe da gravadora dos Beatles por 40 anos, Neil Aspinall deixa o cargo e pode deixar também caminho livre para o lançamento do catálogo da extinta banda de rock inglesa no serviço online iTunes Music Store, da Apple Inc.


O anúncio da aposentadoria de Aspinall foi feito ontem (10/4) pela Apple Corps, conforme informa a agência de notícias Reuters.

De acordo com a agência, Aspinall começou seu trabalho à frente dos Beatles como motorista da banda há 40 anos e será substituído por Jeff Jones, executivo do setor musical dos EUA.

Aspinall, que era amigo próximo dos Beatles desde sua formação em Liverpool, Inglaterra, na década de 1960, será substituído por Jones, que servia como vice-presidente executivo da Sony BMG Music desde 1995.

Segundo a Reuters, Aspinall era tão íntimo dos quatro Beatles — John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison — que às vezes era chamado de “o quinto Beatle”, título dado também ao gerente Brian Epstein, ao músico Billy Preston e ao produtor George Martin.

Jones, que assumirá o cargo de CEO (Aspinall desdenhava de títulos formais), se mudará para Londres, onde a Apple tem uma pequena sede.

A saída de Aspinall acontece apenas dois meses após o fim de disputa pela marca registrada Apple entre a empresa dos Beatles e a fabricante do iPod e dos computadores Macintosh através de acordo que pode finalmente pavimentar o caminho para que as músicas dos Beatles comecem a ser vendidas no iTunes, diz a Reuters.

Mais detalhes no artigo completo da Reuters.

In this file photo a pedestrian passes a large advertising display in west London for a recently released Beatles music compilation album "Love", December 29, 2006. The Beatles' Apple Corps said on Tuesday it chose music executive Jeff Jones to become chief executive officer and said longtime manager Neil Aspinall was leaving the company.

REUTERS/Toby Melville