Lutas de comida e brigas: a história de Alvin Lee, a guitarra mais rápida do ocidente (2022)

Lutas de comida e brigas: a história de Alvin Lee, a guitarra mais rápida do ocidente

Por Max Bell( Classic Rock ) 7 de setembro / 2022
https://www.loudersound.com/features/alvin-lee-the-fastest-guitarist-in-the-west?utm_campaign=socialflow&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_content=classic-rock&fbclid=IwAR2yXOqTzP5k3TbYr3sSZJrhh4p6l7kiDbGRE1nrgtzq4YPx0QDizy-hpWc

Ten Years After completou 27 turnês americanas em sete anos. Para o guitarrista e frontman Alvin Lee, foi um passeio selvagem e selvagem, e teve seu preço

Quando os roqueiros de blues britânicos do Ten Years After voaram para o FESTIVAL DE WOODSTOCK de helicóptero particular em 16 DE AGOSTO DE 1969, eles não ficaram indevidamente impressionados com a multidão de 500.000 pessoas marinando sob as montanhas Catskill.

“Era apenas mais um dia na folha de datas”, disse o então vocalista do Ten Years After, Alvin Lee. “Já havíamos tocado em grandes festivais [Bath, Newport, Maryland], e quando a multidão atinge um certo tamanho, não faz diferença – o horizonte só volta mais longe.”

Mesmo assim, os nervos começaram a se desgastar nos bastidores quando Lee e seus companheiros de banda Leo Lyons, Ric Lee (sem parentesco) e Chick Churchill perceberam que talvez tivessem que continuar no meio de uma tempestade. Sentindo seu desconforto, outros no projeto, como Janis Joplin, Joe Cocker e Country Joe McDonald, tentaram encerrar.

"Todo mundo estava dizendo: 'Azar - parece que você vai ser eletrocutado'", lembrou Lee. Com o típico humor pessimista de Nottingham, ele respondeu: “Sim. E pense em quantos discos venderemos se eu morrer.”

Havia outro problema mais urgente: “Eles ficaram sem cigarros nos bastidores, então me ofereci para sair na platéia e reclamar de alguns. As primeiras pessoas que conheci foram dois policiais que disseram: 'Não temos nenhum, mas você pode ficar com esses baseados', eu disse: 'Você é policial!' …' Voltei com 30 baseados, então eu era bastante popular.”

alvin lee

Ten Years After on stage at 1972

Como parte da Invasão Britânica de grupos de hard rock blues, Ten Years After estava em algum lugar perto do topo. E embora a história diga que eles nunca foram considerados tão legais quanto o Cream, o Jeff Beck Group ou Led Zeppelin, os apelidos de Alvin (Captain Speed ​​Fingers, The Fastest Guitar In The West) lhe garantiram elogios. Quando o filme de Woodstock do festival saiu um ano depois, a espetacular, “I'm Going Home”, levou a banda ao estrelato, mesmo que a versão de estúdio tenha fracassado quando lançada como single do excelente álbum ao vivo UNDEAD.

Um ano antes, o Ten Years After tocava esse número em pequenos clubes como o Klooks Kleek, no oeste de Londres. Agora, o filme de Michael Wadleigh (editado por Martin Scorsese) teve suas canecas nas telas de cinema em todo o mundo, realizando um boogie blues que reaproveitou todos os clichês do livro e parecia ter levado cerca de cinco minutos para ser escrito. De qualquer forma, foi um ótimo momento para ser britânico na América. “Houve competição por causa de Jeff Beck e Jimmy Page, mas havia espaço para todos. Parecia que estávamos assumindo”, lembra Lee.

Enquanto os garotos britânicos bebiam, tomavam pílulas e se prostituíam pelos EUA, as brincadeiras eram inevitáveis. No Singer Bowl de Nova York, em JULHO DE 1969, Lee, Beck, Page e Ron Wood juntaram-se a John Bonham, Tony Newman, Glenn Cornick, Robert Plant e Rod Stewart para uma versão tumultuada de nove músicos de “Jailhouse Rock” que desceu para uma versão do Stripper.

Alguém jogou um copo de suco de laranja em Lee, enquanto o baterista do Led Zep tirava todas as suas roupas. De acordo com Rod Stewart, “foi incrível. Eu terminei a coisa toda empurrando um microfone na bunda de Bonham e ele foi preso. Os policiais o puxaram, enquanto eu fugia. Estávamos todos fora de nossas cabeças.”

Alguns dizem que foi Bonham quem jogou o suco em Alvin. Mais provavelmente foi Jeff Beck. Ele certamente assume a responsabilidade. “Eu joguei uma caneca de laranja e ela grudou na guitarra dele. Era uma daquelas coisas animais. Três grupos ingleses no mesmo lugar têm que somar problemas.”

A partir de então, toda vez que o Ten Years After, Jeff Beck e Led Zeppelin dividiam um palco, havia problemas. As brigas de comida se tornaram brigas enquanto os roadies se revezavam tirando a roupa dos músicos e deixando-os amarrados e completamente nus pelos alto-falantes. Provavelmente sabiamente, Lee bloqueou esse período de sua memória. "Tenho certeza de que isso nunca aconteceu", disse ele.

alvin 1978

L-R Leo Lyons, Chick Churchill, Alvin Lee and Ric Lee of Ten Years After outside Alvin's home and recording studio at Hookend Manor, Oxfordshire, July 1978 (Image credit: Brian Cooke/Redferns)

A Ten Years After capitalizou seu sucesso – a um custo. “Fizemos 27 turnês americanas em sete anos – um recorde. Então chegávamos em casa e a gerência nos dizia: 'Nós reservamos você para o estúdio e eles esperam que as músicas estejam prontas.' Eles não estavam. 'Então escreva na estrada!' Isso era impossível."

Se os dois primeiros álbuns vieram facilmente para Alvin, que se formou na cena do Hamburg Star Club em 1962 como membro do The Jaybirds, a pressão constante para entregar se tornou uma tarefa árdua. Felizmente, o estímulo estava à mão quando eles entregaram os álbuns STONEDHENGE, SSSSH, CRICKLEWOOD GREEN e WATT para sua gravadora, Deram.

“Tomei LSD em São Francisco em 1968 e achei muito esclarecedor”, disse Lee. “Tocamos com o Grateful Dead em Phoenix e eles tiveram uma atitude muito interessante. Eles saíam do palco [durante Dark Star] e deixavam seus instrumentos contra os amplificadores, retroalimentando. Começamos a experimentar. STONEDHENGE passou despercebido, apesar do título. A imprensa pareceu não notar que a capa tinha fotos de narguilés, cachimbos e fumaça. Nós estávamos tomando muitos alucinógenos e fazendo álbuns estranhos, e eu era a favor disso. Mas os escritores encobriram tudo – que terrivelmente britânico.”

CRICKLEWOOD GREEN parecia ter um título inócuo, mas se referia aos requisitos para fumar de um traficante de drogas local. Enquanto a boa aparência loira de Lee e o físico bem construído deixaram uma imprensa ingênua desprevenida, Ten Years After estava realmente fumando, tropeçando e bebendo para a Grã-Bretanha. “Foi tudo de bom para os sucos criativos”, disse ele. “Eu estive em Hamburgo logo depois dos Beatles, com os gângsteres e prostitutas, e tive o domínio da Reeperbahn quando adolescente, então não era ingênuo quando se tratava de sexo, drogas ou rock'n'roll. ”

No INÍCIO DOS ANOS 70, muita diversão estava se tornando perigosa. “Downers e álcool não eram uma ótima combinação. O LSD sempre foi uma coisa boa, mas eu corria o risco de me juntar ao clube dos mortos antes dos 30. Uma vez eu acordei nos bastidores com os roadies jogando água em mim porque eles achavam que eu estava morrendo. As pressões da estrada são o que você quer inicialmente, mas quando você é o líder, todos confiam em você para entregar.

"Era uma banda, mas eu estava assumindo toda a responsabilidade, e nunca gostei disso. Em 1972 eu estava exagerado. Tínhamos oito bons anos, éramos muito unidos e, de repente, havia muito atrito interno; as pessoas não estavam falando muito. Eles reclamaram sobre eu ter toda a publicidade. Então eu disse: 'Você faz isso, então.' O problema era que os entrevistadores realmente não queriam falar com Chick Churchill. Nas turnês, vendia camisetas com meu rosto, e eles ficaram muito putos. Compreensível, suponho.

alvin lee 72

Alvin Lee enjoys himself backstage

Tendo ansiado por uma espécie de fama, quando chegou, Alvin descobriu que não era do seu agrado. “Não gostei do reconhecimento. Talvez fosse porque eu era um dopado cedo, então eu era obsessivo em manter um perfil baixo. Talvez eu estivesse paranoico. Rod Stewart adorou a atenção, mas isso me deixou hesitante porque eu estava sempre carregando drogas. Eu esbarrei no The Who na estrada e Keith Moon estava fazendo o de sempre – jogando bombas de cereja pela janela do hotel em carros de polícia e destruindo o lugar.

"Claro, eles invadiram o quarto e eu fiquei apavorado. Quando você está carregando droga, você não joga as televisões pela janela, você senta quietinho e fica chapado. As drogas não ajudaram com os problemas na minha cabeça, e aí não havia um livro de regras sobre como ser uma estrela do rock. Fiquei um pouco perdido.”

Exausto pelas exigências de Ten Years After, Alvin desistiu antes do lançamento de seu último álbum, ironicamente chamado POSITIVE VIBRATIONS. Impulsionado por seu próprio status, ele já estava planejando uma rota de fuga. “Eu estava começando a ganhar a reputação de fulano de tal difícil com a banda e com a imprensa. Provavelmente era verdade, mas eu estava tão entediado de Dez Anos Depois. Eu jogava mal e as pessoas me diziam que eu era ótimo. Minha sanidade se tornou relativa e eu estava seguindo o caminho errado, misturando-me com alguns tipos terríveis.”

O alerta chegou quando Lee foi jantar com um advogado de primeira linha de Nova York. “Ele sentou lá e disse: ‘Eu posso te dar o que você quiser. Você precisa de mais cocaína? Você quer que eu mande alguém bater? Eu posso providenciar isso. Seja o que for, Alvin, apenas me ligue.'”

Ele já tinha o dinheiro, os carros do showbiz e a bela casa no Rockbroker Belt. “E ainda acordei insatisfeito. Felizmente conheci Mylon LeFevre da banda Holy Smoke e fizemos o álbum ON THE ROAD TO FREEDOM, misturando meu inglês com seu country e rock sulista de Atlanta.”

LeFevre era um vigarista consumado cuja música gospel “Without Him” foi regravada por Elvis Presley quando Mylon tinha 17 anos. Acampando para o estúdio caseiro de George Harrison, a dupla improvável reuniu um elenco de superestrelas.

alvin lee friends

Guest at Joe Brown’s & Manon’s wedding – August 2000
Bert Weedon, Chas McDevitt, Roger Glover, Alvin Lee, George Harrison and Leslie Glover

“Mylon foi ao Speakeasy e voltou com Steve Winwood, Mick Fleetwood e Ronnie Wood. Ele os atacou. ‘Ei, cara, venha tocar. Vocês não precisam de dinheiro, vocês são músicos.” E eles caíram nessa. Foi quando conheci George [Harrison]. Era uma banda e tanto. Fizemos um show no Biba's em Londres, e no caminho da minha casa em Hook End em Oxfordshire, Steve Winwood e eu ficamos fumando em sua Ferrari no meio de uma chuva torrencial, durante a qual seus limpadores de para-brisa caíram. Ele estava tão chapado que queria parar na A40 e encontrá-los.”

“Eu me tornei parte da gangue de musos do Vale do Tâmisa: Jim Capaldi, Jon Lord, Mick Ralphs, Dave Edmunds… e George Harrison. Ele se tornou o amigo que passava e brincava de slide. Ele contribuiu com a música So Sad (No Love Of His Own) – o único lamento de separação conhecido de Harrison por Patti Boyd depois que ela o deixou por Eric Clapton – que eu acho que é uma de suas melhores músicas de todos os tempos. Ele me ligava à 1 da manhã só para tocar. Eu era o amigo dele depois do expediente, em vez do showbiz ou amigos de carros de corrida. Ele tinha todo esse equipamento que Jeff Lynne deu a ele, e nós sentávamos tocando as músicas de Shadows.”

Anos depois, Alvin vendeu sua casa e estúdio em Hook End para David Gilmour, do Pink Floyd, e se mudou para Woodcote, em Buckinghamshire, mas os dois mantiveram a amizade. Por suas próprias razões, Lee não compareceu ao funeral de Harrison.

alvin lee still "A última vez que o vi, ele tinha homens do SAS patrulhando o terreno. Foi horrível. Quando deixei a Grã-Bretanha para morar em Marbella, ele me acusou de abandoná-lo. Ele quebrou e disse: 'Só tenho Jim Capaldi. !'”

 Alvin Lee viveu seus últimos dias em uma espécie de exílio da Inglaterra em uma área fora de Marbella. "Eu não sinto falta", disse ele. "Não perca as câmeras de velocidade. Enfrentei dificuldades financeiras quando saí do Hook End [ele também se divorciou]. Meu gasto foi maior do que minha renda, e uma tonelada de dinheiro desapareceu, a ponto de eu começar a fazer shows em clubes por £ 1.000 por noite em 1989, porque eu podia ver o fundo do barril. Todo o dinheiro que eu tinha, eu ganhava com a compra e venda de imóveis. Também vendi todo o resto quando saí da Inglaterra. Coloquei todas as minhas recordações de Woodstock, meus discos de ouro e minhas guitarras em leilão. Eu não tenho nenhuma dessas posses sobrando.”

 Ele não se importava com seus álbuns, embora sua estrela tenha diminuído quando a nova onda varreu bandas como Ten Years After para um beco sem saída. “Eu fiz alguns menos bons, como Free Fall e RX5, tentando ser amigável ao rádio e descobrindo que eles não tinham compradores.”

 Ainda assim, no sul da Espanha o tempo estava bom e o vinho era barato. Alvin lançou um novo álbum chamado STILL ON THE ROAD TO FREEDOM em 2012, e uma compilação de “meu material up-tempo chamado THE BEST OF. É uma loucura eles estarem fora ao mesmo tempo, mas essa não é minha decisão. Estou farto de todas as coisas do 'lendário Alvin Lee'. "Besteira" é uma palavra forte, mas provavelmente é isso. Acho que tenho sorte, porque o que quer que eu lute, geralmente consigo.

 A versão original desse recurso apareceu no Classic Rock 178, em DEZEMBRO DE 2012. Alvin Lee morreu em 6 DE MARÇO DE 2013, após sofrer complicações durante uma cirurgia de rotina para corrigir um ritmo cardíaco anormal. O guitarrista mais rápido do oeste finalmente foi para casa.

alvin lee

Articles View Hits
11392853

We have 1037 guests and no members online

Download Full Premium themes - Chech Here

София Дървен материал цени

Online bookmaker Romenia bet365.ro